O PORQUÊ DA ESCOLA DE PAIS DA RECRIAR/BA

A “Escola de Pais” da Recriar- Ba, surgiu para contribuir no desenvolvimento da sua missão que é a de” interagir e integrar filhos, famílias e comunidade de modo a prevenir situações de vulnerabilidade social, orientando-os nas demandas socio – educacional e cultural fortalecendo valores morais e éticos”.

O trabalho socio/educacional da Recriar está pautado na educação integral, que significa pensar a aprendizagem da criança por inteiro e isso inclui não só os filhos e mais a família. Assim sendo, a “Escola de Pais” é uma forte aliada à educação dos filhos.

A Recriar acredita que a família tem um papel importante na construção do sucesso ou fracasso do aprendizado da criança, à medida que funciona como um grupo afetivo responsável por grande parte da formação cultural e do estabelecimento dos projetos de vida e identidade dos mesmos.

É nesta perspectiva que a “Escola de Pais” busca no diálogo com a família, unir os saberes científicos, institucionalizados à cultura e experiências empíricas da família a fim de melhorar o desempenho das crianças e adolescentes não só nas atividades culturais e educativas da instituição, mas também da escola formal e da própria convivência em seus lares.

A escola proporciona aos pais, a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem dos filhos refletindo sobre seu papel educativo trocando conhecimentos psicopedagógicos e experiências pessoais.

A programação da “Escola de Pais” está estruturada em encontros noturnos que ocorrem ao longo do ano letivo, uma vez por mês com duração de 1h30.

Os encontros proporcionam interação entre pais e organizadores, interligando a teoria e a prática da educação cotidiana. São abordados temas como comunicação e relacionamento familiar,  limites, mídia no contexto sócio familiar, prevenção ao uso de drogas e outros.

Os temas citados são eleitos a partir de uma pesquisa de interesse feita com pais dos utentes, mesmo assim, há avaliações periódicas para saber o interesse do grupo pelos temas abordados, como também trabalhar a motivação dos pais, deixando em aberto oportunidades a sugestões para melhoria dos encontros.

Escola de Pais com o palestrante Vinicius M. Albuquerque
Tema: Tempo de exposição às mídias

Os conteúdos, temas são abordados através de: rodas de conversas, dinâmicas, estudos de casos, palestras interativas, vivências, dramatizações, festas, etc., procurando manter através da ludicidade a motivação e a interatividade do grupo.

No período pandêmico os encontros passaram a ser online, mesmo com as dificuldades de acesso a internet foi expressiva presença dos pais e também com a colaboração nas palestras de profissionais de outro estado.

Através da Escola de Pais, a Recriar tem impactado não apenas os pais e utentes, uma vez que a vida dos familiares também tem sido transformada. Isso acontece porque todo processo do programa é conduzido a uma ação prática, considerando que aquilo que é falado, discutido e reelaborado deve refletir em suas ações. A iniciativa propõe ainda uma ferramenta de avaliação dos encontros, que conta com a participação efetiva da família.

Deste modo os pais/responsáveis pelas crianças e adolescentes não só em avaliações, mas sempre que surgem oportunidades tem expressado os benefícios sobre as relações sociofamiliares e, em especial na educação das crianças/adolescentes a exemplo de: melhoria na comunicação, o diálogo e a convivência entre familiares; maior aproximação entre família/instituição/comunidade;  reflexão, troca de experiências e conhecimentos relacionados às relações sociofamiliares; aprenderam a conduzir melhor a educação das crianças/adolescentes de acordo com as fases de crescimento; compreender e respeitar mais os filhos como ser pensante.

Escola de Pais Presencial com o Psicólogo Rafael S. Oliveira
Pais e Filhos

Sendo assim, a Escola de Pais tem procurado cumprir seu objetivo proporcionando aos pais a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos filhos/as ofertando conhecimentos teórico- prático sobre o desenvolvimento espiritual, emocional e físico da criança/adolescente, possibilitando melhorar as intervenções educativas no contexto familiar.