A Recriar

História

A Associação originou-se das inquietações da missionária Eliete Alves de Moraes quando trabalhava com a APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) e observava crianças e Adolescentes cheirando cola na Praça da Piedade em Salvador e decidiu, que além de ministrar treinamentos para professores que trabalhariam com crianças evangelizando-as através das classes de boas novas realizadas nos lares; também acolheria aquelas crianças e adolescentes uma vez por semana, oferecendo lanche, permitindo que tomassem banho, participassem do momento de contação de histórias e oficinas de artes.

Ao sentirem-se acolhidos e aceitos, sem nenhum preconceito, um deles lançou o desafio: “ por que não arruma um lugar pra gente dormir…”

Isto foi o suficiente para mexer com as entranhas da missionária que há muito foi impactada, 1979, com o texto bíblico:”Lamentações 2:19 “Levanta -te, clama de noite, no principio das vigias;derrama o teu coração como águas perante a face do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” E tudo foi confirmado quando, após aposentadoria em 2003 indo ao Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, abordando 4 garotos na rua e compartilhando o amor de Deus, um deles, o Nelson, disse: “Nóis quer casa pra morar, tu vai arrumar…”

Finalmente, após aplicação de pesquisa de campo, com crianças e adolescentes usuários de SPA, que viviam no entorno do Shoping Barra, elaboração do Plano de trabalho, e do Estatuto, em 18 de junho de 2005, foi organizada a ASSOCIAÇÃO REINTEGRANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO – RECRIAR-BA, que prioritariamente funcionou como Programa de Acolhimento Institucional, desenvolvendo programa de alta complexidade, ou seja, abrigando crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos que viviam em situação de rua. Esta atividade perdurou por 12 anos, até 2016.

Em virtude de exigências do Marco Regulatório, que reordenou os Serviços de alta complexidade, exigindo que todas as instituições passassem a acolher crianças a partir de 0 a 17 anos sem recorte de gênero e de idade. A Assembléia, juntamente com a diretoria, decidiu não mais desenvolver este tipo de atividade e optou por implantar um Centro Social Comunitário, que era outro sonho da referida missionária, já previsto no Diploma Legal, o Estatuto, no Cap. II, art. 2º e inciso XI.

A partir de janeiro de 2017, entrou em funcionamento o CENTRO SOCIAL COMUNITÁRIO RECRIAR, oferecendo às comunidades do seu entorno, os projetos: Inclusão Digital e de Música com diversos instrumentos, Atendimento Psicossocial e familiar, bem como oficinas para adultos.

Visão

Ser reconhecido como um centro social de excelência no assessoramento do significado atual de família, crianças e adolescentes suas transformações, nas áreas: Física, Social, Mental, Emocional e Espiritual.

Missão

INTERAGIR e INTEGRAR filhos, famílias e comunidade, de modo a PREVENIR situações de vulnerabilidade social, orientando-as no atendimento das demandas sócioeducativa-cultural fortalecendo valores morais e éticos.

Objetivos

Proporcionar assistência integral às famílias, filhos e comunidade de modo a prevenir situações de vulnerabilidade social, emocional, espiritual apoiando-os no desempenho de suas funções como cidadãos.

Valores

Cooperação, competência, fé (Deus), misericórdia, ética, integridade, amor, autonomia.

Diretoria

  • Presidente:
    Eliete Alves de Moraes

  • Vice-Presidente:
    Adalto Vieira Rego

  • 1ª Secretária:
    Marise Santos Santana

  • 2ª Secretária:
    Adeilde Pereira dos Santos Rego

  • 1º Tesoureiro:
    Daniel de Souza Santos

  • 2º Tesoureiro:
    Adalberto Jorge de Souza Freitas

Conselho Fiscal

  • Adilson Brito Agapito

  • Sandro Mota Xavier

  • Antonio Carlos Bonfim

  • Edmilton Gomes da Silva (Suplente)

  • Elizabeth Souza Alves (Suplente)

  • Regina Celli Ferreira de Santana Agapito (Suplente)

Continue intercedendo e realizando conosco!

Contribua